O LÍDER É LEME.

The Vision is the wind that blows, the Leader is the rudder.

PERSEVERANCE IS NEVER TO GIVE UP,

is to turn dreams into goals, is to win!

A SCHOOL OF LIFE THAT TEACHES VALUES AND CONFIDENCE.

RESPECT IS THE BASIS FOR TEACHING AND LEARNING

Definições

TAEKWONDO: arte marcial de origem Coreana que desenvolve as pessoas física e mentalmente (definição Songahm), caminho ou arte das mãos e dos pés.

SONGAHM: templo ao pinheiro, porque o pinheiro é o símbolo oriental de lealdade eterna e é uma árvore que tem um desenvolvimento equilibrado entre a sua raiz e tronco.

WTTU: World Tradition Taekwondo Union, federação Songahm nos continentes fora da América do Sul e dos Estados Unidos da América.

ATA: American Taekwondo Association, federação Songahm nos Estados Unidos da América.

STF: Songahm Taekwondo Federation, federação Songahm na América do Sul.

Símbolos

A estrela de oito pontas é um dos símbolos do estilo Songahm. As oitos pontas da estrela simbolizam as oito direcções, os oito elementos do Taoïsmo e entre outras coisas as oito etapas para o aluno chegar à nona que é o centro da estrela e simboliza a Sabedoria, Humildade e Equilíbrio adquiridos para chegar até ao nono cinto, o cinto Preto, o início do caminho para a Sabedoria e Perfeição.

FAIXA BRANCA: simboliza a Pumnse de cinto Branco.

QUADRADO AMARELO: simboliza as Pumnses dos cintos Laranja e Amarelo.

QUADRADO VERDE: simboliza as Pumnses dos cintos Camuflado e Verde.

QUADRADO AZUL: simboliza as Punmses dos cintos Roxo e Azul;

QUADRADO VERMELHO: simboliza as Punmses dos cintos Castanho e Vermelho.

QUADRADOS PRETOS: simbolizam as Punmses de todos os graus de cinto Preto.

A bandeira Coreana, Taeghkki, é representada pelos três elementos nela contidos: a parte branca representa a terra, o círculo representa o povo e os quatro conjuntos de barras representam o governo. O círculo no centro está dividido em perfeito equilíbrio, a parte de cima (vermelha) representa o YANG e a parte de baixo (azul) o YIN, um símbolo do antigo universo. Estes dois opostos representam o dualismo do cosmos: fogo e água, dia e noite, escuro e claro, masculino e feminino, activo e passivo e etc.... este círculo representa o pensamento de que enquanto existir um movimento constante dentro da esfera do infinito, haverá equilíbrio e harmonia. As três barras em cada canto carregam consigo as ideias de oposto e equilíbrio. As três linhas inteiras (1) representam o céu, as três linhas partidas (2) opostas representam a terra. No canto inferior esquerdo da bandeira existem duas linhas inteiras e uma partida no meio (3), esta simboliza o fogo e a que está do lado oposto (4) representa a água. Escola.

O Ensino dos Princípios de Vida

De que maneira é que passar os Principios de Vida desta arte marcial contribui para a melhoria das condições de vida das pessoas que a praticam? O ensino dos Princípios de Vida é, na realidade, a chave de ouro do ensino do Taekwondo Songahm. Por outras palavras é aquilo que faz com que o ensino de Artes Marciais passe de uma mera lecção de movimentos inspirados nas artes de guerra ancestrais para um verdadeiro treino de valores. E o que é isto? Como se manifesta esta diferença no treino? É simples, na verdade, ainda que esta simplicidade seja um processo complexo. Na verdade, o treino de Taekwondo Songahm é uma metáfora para se ensinar um determinado valor. Veja-se, por exemplo, o ensino da Perseverança. Um Instrutor pode falar teoricamente sobre a perseverança mas isto entra na consciência do aluno como uma mera informação e não como uma formação. Deste modo, o Instrutor proeficiente nos Princípios de Vida utiliza o treino físico do Taekwondo Songahm como um treino mental, isto é, em vez de estar a treinar um pontapé, o Instrutor deve ter a habilidade de fazer com que o aluno esteja a treinar a concentração que é precisa perante a adversidade física e, como tal, treinar o estado mental daquele que não desiste após uma falha ou uma sucessão de falhar. O Instrutor procura ser um "coach" do aluno para que este desenvolva activamente o seu espírito de Perseverança através do treino do referido pontapé.

Este é o treino dos Princípios de Vida na sua essência. O aluno deste método sente que cada treino é um treino sobre a vida, sobre um estado de espírito e sobre uma postura perante os seus desafios diários. É por isto que o treino dos Princípios de Vida (habitualmente 1 escolhido por mês) cumpre a importante missão de adaptar o treino de artes marciais ao mundo de hoje, ao mundo em que as pessoas têm trabalhos de escritório, famílias e preocupações que os ocupam e que querem encontrar neste treino um suporte saudável para esta vida. Isto contrapõe-se ao treino dito "tradicional" de artes marciais, o qual é destinado a um tipo de pessoas e não a uma universalidade de pessoas que quer fazer exercício físico, aprender artes marciais, lidar com a vida e, no processo, sentir-se entusiasmada com o seu treino.